segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Salve a Rainha do Mar!!!!






Hoje visiando o Blog de uma amiga fui lembrada que é dia de Iemanjá, e como sou filha dela não poderia deixar de prestar minha homenagem deixando aqui algumas curiosidades sobre Iemanjá e sobre as pessoas consideradas Filhos ou Filhas dela !

Iemanjá é a grande mãe, o oceano que origina tudo.
De seu ventre saíram todos os Orixás, dos seus seios correm os rios que fertilizam a terra. Como toda matriarca, é benevolente e preocupada com o bem-estar de todos, mas exerce uma autoridade mais pela astúcia que pela força.
Iemanjá é a imperatriz fecunda e resoluta totalmente aberta a criatividade.

Ela Rege a maternidade, e é a mãe dos peixes que representam fecundidade. Gosta muito de flores e é costume oferecer-lhe sete rosas brancas abertas, que são jogadas ao mar para agradecimento.
Sua cor é a branca com azul. Usa um ADÉ com franjas de miçangas que esconde o rosto. Leva na mão o BÉBÊ , leque ritual de metal prateado de forma circular, com uma sereia recortada no centro.
Os filhos de YEMANJÁ são imponentes, majestosos e belos, calmos, sensuais, fecundos e cheios de dignidade e dotados de irresistível fascínio (o canto da sereia).
As filhas de YEMANJÁ são boas donas de casa, educadoras pródigas e generosas, criando até os filhos de outros (OMULU). Não perdoam facilmente, quando ofendidas. São possessivas e muito ciumentas. Embora se mostrem tranquilas a maioria do tempo, podem se tornar verdadeiras feras quando perdem a paciência. Mais do que isso, não perdoam ofensas com facilidade. Intrometem-se tanto na vida dos familiares que chegam a sufocar. Mas a intenção é sempre das melhores.

À deusa das águas recorrem as mulheres que não conseguem engravidar.
Porque é Iemanjá quem controla a fertilidade, simbolizada em seu corpo robusto, forte, em seus seios volumosos e na aparência sensual.
Íyá mí nsé owó pélé-pélé nínu omi / Minha mãe esta erguendo as mãos,suavemente dentro das águas.
ELEMENTO> água
NATUREZA> água salgada
EMBLEMA> abebé-leque prateado
ERVAS> jasmim, folha-da-costa, aguapé, algafarra.
METAL> prata e platina
FLOR> rosa, palma branca
FRUTA> mamão, melancia, graviola, uvas brancas
DOENÇAS> barriga e seios,obesidade,câncer de mama
LOCAL PREFERIDO > água salgada e o templo
SEU DIA > é o sábado
SEUS NÚMEROS > são 8 e 16
SUAS CORES > são o azul e o branco,também rosa.
E como dizem: “Não há mal que o mar não possa curar, não há pedido que Iemanjá não possa atender.”

Vamos pedir proteção e saudar Nossa Rainha Mãe Iemanjá!!!

Odô iyá!

Um comentário:

Fafa disse...

Gostei do seu blog!
Já virei seguidora!

Linda semana!
Bjos!